Você é livre para fazer as suas escolhas, a partir de agora, em relação a tudo aquilo que abrange os seus papéis no dia de hoje. 

Essas escolhas começam por esse lugar no qual estou agora. Esse conforto e firmeza que encontro no assento que escolhi, pouco a pouco se estenderá para a minha mente também. 

Por isso, observe a paisagem mental neste momento. Existem diversos pensamentos e emoções flutuando por essa paisagem. No meio de todas essas coisas, existe algo, extremamente especial: o seu desejo de ser feliz. 

Tudo o que você mais deseja na vida é ser feliz. Todas as ações cotidianas estão ligadas ao desejo pela felicidade, inclusive, ler essa reflexão. 

O fato de você estar aqui e agora, tem a ver com esse desejo de ser feliz. O fato é que você já é essa pessoa feliz. Outro fato, é que você não enxerga essa felicidade. Você não enxerga porque você passou uma vida inteira acostumado a pensar que a felicidade está apoiada em um objeto, ou no resultado de algo que possa ser feito. 

Parece que a felicidade está em algum lugar diferente do qual você está agora. 

Por isso, yoga é um processo de amadurecimento. Yoga é um processo de autoconhecimento, que culmina com o entendimento dessa pessoa feliz que você é. 

Para isso, existe um processo: o desenvolvimento da capacidade de dissolver as identificações com os objetos com os quais você se relaciona. 

Uma vez que todas as identificações desaparecem, você não desaparece junto. Pelo contrário, quem você é, se torna evidente. Essa pessoa naturalmente relaxada. 

Relaxar, não é um comando; não é uma ação. É ser, simplesmente, quem você é. 

Todo esforço, serve para alcançar objetivos pontuais. O esforço serve para desempenhar os papéis do seu dia a dia. Mas, no fim das contas, todo esforço vai na direção oposta de quem você é. Pois, você não é um papel, nem os resultados dos papéis que desempenha. Você apenas é.

Abra mão dessas características pelos próximos minutos. Perceba que nenhuma delas te limita, ou te condiciona. Permita-se despir-se de todas elas agora. A sua existência não é sustentada por esses papéis ou atributos. Pelo contrário, todas essas coisas existem porque você existe. A sua existência, independe de qualquer coisa. Mesmo quando todas essas características se dissolvem, como no sono profundo, você continua existindo da mesma forma. 

Não há nada que possa ser somado ou subtraído de você, você é livre. Essa é a sua natureza.

Felicidade não é um estado. Felicidade não é uma emoção. Felicidade é o que você é.

Portanto, pense em levar esta reflexão adiante. Que ela não fique restrita apenas a esse momento de estudo, de leitura. O yoga acontece em tempo integral. Toda a vida é yoga.